Início » Ausência de cobrança pela gestão de resíduos provoca injustiça social, diz Abetre

Ausência de cobrança pela gestão de resíduos provoca injustiça social, diz Abetre

Ausência de cobrança pela gestão de resíduos provoca injustiça social, diz Abetre

Para o presidente da entidade, o serviço é custeado na forma de impostos e, com isso, quem gera menos paga por aquele que gera mais.

A gestão de resíduos urbanos é atualmente o único serviço público que não é cobrado da população e também o mais caro para o cidadão e o contribuinte. Ao contrário do que acontece com o abastecimento de água, luz, gás e telefone, a coleta e tratamento de resíduos dependem unicamente do orçamento municipal.

Na visão de Carlos Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), a ausência de cobrança para a gestão de resíduos traz também um cenário de injustiça social, à medida em que o serviço é custeado de um jeito ou outro na forma de impostos municipais e de maneira totalmente indiscriminada. “Ou seja, quem gera menos resíduos acaba pagando por aqueles que geram mais”, aponta.

“O fato de não haver cobrança também estimula a geração cada vez maior de resíduos e vai na contramão dos programas de conscientização para reduzir o volume de resíduos produzido no País”, acrescenta.

Segundo dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza urbana (ISLU), cerca de 70% das cidades com arrecadação específica dispõem corretamente os resíduos, encaminhando-os para aterros sanitários. Nas localidades sem arrecadação específica, o índice é de 28%. “Por isso, entidades do setor e muitos especialistas defendem a criação de sistemas de receita vinculada para a gestão correta dos resíduos urbanos no Brasil”, conclui Fernandes.