Início » Diretor da entidade faz treinamento na Cetric sobre nova plataforma de controle de resíduos no RS

Diretor da entidade faz treinamento na Cetric sobre nova plataforma de controle de resíduos no RS

Diretor da entidade faz treinamento na Cetric sobre nova plataforma de controle de resíduos no RS

A partir do dia 30 de junho, todas as empresas gaúchas serão obrigadas a declarar no site da FEPAM a movimentação e o destino final de seus resíduos.

O diretor regional da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluente (Abetre), Odilon Amado, promoveu, no dia 11 de maio, um treinamento para o setor administrativo do Grupo Cetric sobre a nova plataforma de controle de resíduos industriais do Rio Grande do Sul (RS).

A partir do dia 30 de junho deste ano, todas as empresas do estado gaúcho serão obrigadas a declarar no site da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (FEPAM) a movimentação e o destino final de seus resíduos. 

O sistema de controle online já funciona em caráter voluntário desde janeiro deste ano e conta até o momento com a adesão de quase 10 mil empresas gaúchas, entre geradores, transportadores e destinadores de resíduos.

Na fase inicial de implantação, a obrigatoriedade passa a valer para resíduos industriais, de hospitais, sólidos urbanos e de esgotamento sanitário. O sistema declaratório permite o monitoramento em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado gaúcho, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual.

Entre as vantagens do novo modelo, estão o fim da geração de talonário em papel, o fim da cobrança de taxas para emissão das autorizações e maior segurança para as empresas.