Rua Helena, 170 - conj. 23/ 24 - Vila Olímpia - 04552-050 - São Paulo - SP
(11) 5081-5351 ou (11) 5081-7951

Entidades entregam aos presidenciáveis propostas para gestão de resíduos sólidos no Brasil

Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes

Created with Sketch.

Série de recomendações foi entregue pelo Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib, composto pela Abetre, Selur, Abrelpe e ABLP.

Representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (Selur), da Associação Brasileira Resíduos Sólidos (ABLP) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) entregaram aos presidenciáveis uma série de propostas para ampliar a gestão correta de resíduos sólidos no País.

O encontro aconteceu durante o fórum organizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), realizado no dia 20 de agosto, em São Paulo, com as presenças dos candidatos Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos e Marina Silva, além de Manuela D’Ávila, representante da chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.  

Entre as propostas, entregues pelo Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib e sob coordenação do Selur, estão a constituição de uma arrecadação específica no âmbito dos municípios, composta por taxas ou tarifas, que cubram os custos com serviços de limpeza urbana e resíduos sólidos, e cobrar ação tempestiva do Ministério Público na verificação do cumprimento dos dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobretudo sobre a erradicação dos lixões.

A série de recomendações do setor de resíduos integra a Agenda de Propostas para a Infraestrutura 2018, elaborado pela Abdib.

Acesse a íntegra do documento entregue aos candidatos:

https://www.abdib.org.br/wp-content/uploads/2018/08/AGENDA-DE-PROPOSTAS-PARA-A-INFRAESTRUTURA-2018.pdf