Início » Entidades entregam aos presidenciáveis propostas para gestão de resíduos sólidos no Brasil

Entidades entregam aos presidenciáveis propostas para gestão de resíduos sólidos no Brasil

Entidades entregam aos presidenciáveis propostas para gestão de resíduos sólidos no Brasil

Série de recomendações foi entregue pelo Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib, composto pela Abetre, Selur, Abrelpe e ABLP.

Representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (Selur), da Associação Brasileira Resíduos Sólidos (ABLP) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) entregaram aos presidenciáveis uma série de propostas para ampliar a gestão correta de resíduos sólidos no País.

O encontro aconteceu durante o fórum organizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), realizado no dia 20 de agosto, em São Paulo, com as presenças dos candidatos Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Guilherme Boulos e Marina Silva, além de Manuela D’Ávila, representante da chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.  

Entre as propostas, entregues pelo Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib e sob coordenação do Selur, estão a constituição de uma arrecadação específica no âmbito dos municípios, composta por taxas ou tarifas, que cubram os custos com serviços de limpeza urbana e resíduos sólidos, e cobrar ação tempestiva do Ministério Público na verificação do cumprimento dos dispositivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobretudo sobre a erradicação dos lixões.

A série de recomendações do setor de resíduos integra a Agenda de Propostas para a Infraestrutura 2018, elaborado pela Abdib.

Acesse a íntegra do documento entregue aos candidatos:

https://www.abdib.org.br/wp-content/uploads/2018/08/AGENDA-DE-PROPOSTAS-PARA-A-INFRAESTRUTURA-2018.pdf