Início » Erradicação dos lixões só é viável com a criação de consórcios municipais

Erradicação dos lixões só é viável com a criação de consórcios municipais

Encontro anual Solvi 2013 Hotel Royal Palm Plaza, Campinas, SP Foto: Gustavo Lourencao www.GLFOTOGRAFIA.com.br

O prazo para a erradicação do lixões venceu há dois anos e, ainda assim, mais de 3,3 mil municípios ainda utilizam essas áreas para destinar seus resíduos. Sozinhos, porém, os prefeitos jamais conseguirão regularizar a gestão de resíduos, justamente pelo custo proibitivo de se manter um aterro sanitário para atender a apenas uma cidade com até 300 mil habitantes.

A Abetre defende a criação de consórcios municipais para regionalização dos serviços públicos de tratamento e coleta de resíduos municipais, com o apoio dos Estados e da União. Atualmente, cerca de 3,3 mil municípios ainda utilizam lixões e aterros controlados para destinar seus resíduos.   

Como o prazo para a erradicação dos lixões, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), venceu há dois anos, a entidade tem intensificado a atuação junto aos órgãos competentes não só para evitar as sucessivas prorrogações de prazo, mas sobretudo para, de fato, estimular e pressionar as autoridades para resolver definitivamente essa questão.

Mais…