Início » Gestão de resíduos urbanos terá maior participação do setor privado

Gestão de resíduos urbanos terá maior participação do setor privado

Gestão de resíduos urbanos terá maior participação do setor privado

Nova regulação possibilitará aos municípios transferir à iniciativa privada o gerenciamento dos resíduos domésticos.

O setor privado espera aumentar a participação nos programas de concessão para a gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil. O motivo é o recente acordo assinado pelo Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Expertise France, para aprimorar o processo técnico e regulatório na área de limpeza pública no País.

O acordo vai viabilizar a realização de concessões municipais para melhorar serviços públicos prestados aos cidadãos, em especial às parcerias firmadas entre o Fundo Federal de Estruturação de Projetos de Concessões (FEP) e os municípios apoiados pela iniciativa.

Carlos Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), lembra ainda que o Brasil possui tecnologia de ponta e empresas altamente capacitadas para o gestão correta e eficiente dos resíduos domésticos.

“O setor privado de tratamento de resíduos no País constituiu-se hoje na solução ambiental mais viável e segura economicamente para os cidadãos e para os gestores públicos”, comenta.

Em declarações no próprio site do governo, o ministro Dyogo Oliveira ressalta o avanço regulatório que provocará o novo acordo na gestão de resíduos sólidos no Brasil. “Trata-se de um termo de cooperação de suma importância para o País.

“Acredito que transferir pequenos serviços públicos ao setor privado – como tratamento de resíduos sólidos, água, iluminação pública e mobilidade urbana – possa ser uma solução para ajudar a promover a infraestrutura no País. Isso vai ao encontro da realidade econômica em que vivemos”, afirmou Dyogo Oliveira.

Matéria completa:

http://www.planejamento.gov.br/noticias/planejamento-assina-acordo-de-cooperacao-para-regular-residuos-solidos-no-pais