Rua Helena, 170 - conj. 23/ 24 - Vila Olímpia - 04552-050 - São Paulo - SP
(11) 5081-5351 ou (11) 5081-7951

INEA inicia fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos

Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes

Created with Sketch.

Com o novo sistema, autoridades cariocas poderão acompanhar em tempo real de todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado

O Instituto Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA-RJ) deu início à fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos Industriais (Sistema MTR), que está sendo implantado na região neste ano.

Com o novo sistema, as autoridades cariocas poderão acompanhar em tempo real de todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte e o tratamento e disposição final, mesmo quando a origem ou destino dos rejeitos for fora do Rio de Janeiro.

A ferramenta prevê ainda que toda a movimentação de resíduos sólidos no estado deve, obrigatoriamente, ser acompanhada do Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR). Bastará a empresa geradora acessar o site do instituto e fazer a declaração.

A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre o INEA e a Fundação para o Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que já opera o sistema com sucesso há dois anos, com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Para viabilizar esses projetos, a equipe técnica da Abetre tem participado de diversas reuniões com os órgãos ambientais de cada estado e com as entidades de classe do setor industrial e de resíduos.