Início » Presidente da Abetre leva propostas para erradicação dos lixões no Rio de Janeiro

Presidente da Abetre leva propostas para erradicação dos lixões no Rio de Janeiro

Presidente da Abetre leva propostas para erradicação dos lixões no Rio de Janeiro

Entre as sugestões, estão a criação de receita vinculada e a sistematização de contratos de adesão para a regionalização do serviço de disposição de resíduos domésticos

Em audiência pública da Assembleia Legislativa do Rio Janeiro, realizada no dia 18 de abril, o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes, apresentou uma série de propostas de erradicação dos lixões no estado carioca.

O objetivo da audiência foi discutir em conjunto com as prefeituras, poder executivo estadual, ministério público, setor empresarial e órgãos ambientais as alternativas para equacionar a gestão de resíduos nos municípios cariocas.

Entre as sugestões apresentadas por Fernandes, estão a criação de receita vinculada e a sistematização de contratos de adesão para a regionalização do serviço de disposição de resíduos domésticos, com a participação da União e dos Estados.

“Somente quando as prefeituras equacionarem a questão financeira, com a inclusão de receitas vinculadas e sistemas de regionalização da gestão de resíduos, é que os lixões de fato começarão a ser extintos no Brasil”, comentou Fernandes.

“Diversos municípios do País já adotam o modelo de destinação regional de resíduos, como, por exemplo, o Rio Grande do Sul, a Grande São Paulo e a região de Campinas”, acrescentou.