Início » Santa Catarina registra movimentação de 3,8 mil toneladas de resíduos de saúde no semestre

Santa Catarina registra movimentação de 3,8 mil toneladas de resíduos de saúde no semestre

Santa Catarina registra movimentação de 3,8 mil toneladas de resíduos de saúde no semestre

Plataforma de controle de resíduos, implantada com o apoio técnico da Abetre, passou a ser obrigatória para os resíduos de serviços de saúde em janeiro deste ano.

Hospitais, clínicas e empresas do setor de saúde lançaram no sistema de controle de resíduos do estado de Santa Catarina cerca de 3,8 mil toneladas de resíduos nos primeiros seis meses deste ano.

A plataforma de controle de resíduos, implantada pela Fundação para o Meio Ambiente (Fatma) com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), passou a ser obrigatória para os resíduos de serviços de saúde em janeiro deste ano.

O sistema funciona há pouco mais de ano em carácter obrigatório para os demais industriais e, nesse período, foram mais de 5 milhões de toneladas registradas.

Segundo Odilon Amado, diretor regional da Abetre no Sul, o uso da plataforma representa um avanço sem precedentes na gestão pública dos resíduos industriais no País. “Trata-se de um sistema altamente moderno e automatizado, que facilita o controle e permite aos órgão ambientais o estabelecimento de políticas públicas alinhadas com as demandas da sociedade na área de proteção ambiental”, comenta.