Rua Helena, 170 - conj. 23/ 24 - Vila Olímpia - 04552-050 - São Paulo - SP
(11) 5081-5351 ou (11) 5081-7951

Segundo a Abetre, o modelo regionalizado é hoje a principal solução para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes

Created with Sketch.

A criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, oficializado no dia 6 de março na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é um passo importante para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a consequente erradicação dos lixões na região.

A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes. Segundo o executivo, tratar os resíduos públicos de forma correta e individual só é viável financeiramente para municípios com mais de 300 mil habitantes. “Por isso, para solucionar a questão dos lixões, é necessário que haja um modelo regionalizado na gestão de resíduos, com incentivos dos estados e da própria União”, comenta.

O Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista foi assinado pelas prefeituras paulistas de Presidente Prudente, Marília, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes e Caiabu, que passarão a destinar de forma correta seus resíduos urbanos em um novo aterro sanitário que será construído na região.

O empreendimento regional de tratamento e disposição final de resíduos deve atender, na prática, um total de 54 prefeituras, que serão direta ou indiretamente beneficiados pela instalação.

Em declarações na imprensa, o secretário Maurício Brusadin afirmou que “não há solução em médio e longo prazo para a questão dos resíduos que não passe pelos consórcios. É a única forma de termos economia de escala. Portanto, nós vamos jogar toda a nossa energia possível para dar aporte de conhecimento técnico para tirar os consórcios do papel”.

Confira matéria no site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipios-oficializam-consorcio-para-gestao-de-residuos/