Início » Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – Intercâmbio Brasil x EUA

Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – Intercâmbio Brasil x EUA

Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – Intercâmbio Brasil x EUA

O Seminário Internacional de Resíduos Sólidos – Intercâmbio Brasil x EUA realizado no dia 15 de abril de 2019, no Hotel Intercontinental, em São Paulo foi um sucesso. ABETRE, ABLP, ABRAGER, ABRELPE e SELUR, foram as instituições que apoiaram o evento que trouxe ao Brasil a liderança da NWRA – National Waste & Recycling Association dos EUA.

Darrell Smith, presidente; James Riley, vice-presidente de Relações Institucionais e Anne Germain, vice-presidente de Assuntos Técnicos e Regulatórios  da NWRA foram os convidados e palestrantes do evento.

Na primeira parte do seminário foi apresentada a História e o desenvolvimento do setor de resíduos nos EUA. A seguir, ainda na parte da manhã, foi feito o primeiro painel do dia que tratou da Reflexão sobre os avanços da gestão e manejo de resíduos sólidos nos Estados Unidos. O moderador foi o presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga Alves Pereira que contou com a participação do dr. Luciano Loubet, membro do Ministério Público do MS, Emerson Kapaz, relator da PNRS, Rafael Derrite, especialista em áreas contaminadas e dr. Wladimir Ribeiro, sócio do Manesco Advogados.

Na parte da tarde foi contada A Reciclagem nos Estados Unidos: Resíduo não é Ouro e na sequência veio o segundo painel do dia, As perspectivas do Brasil para avançar na agenda setorial com a participação da diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias e de Ana Paula Bernardes, secretária-executiva da Abividro e Fabrício Soler, sócio do Felsberg Advogados, com moderação do diretor do Selur, Carlos Rossin.

Antes do encerramento do seminário foi feito o lançamento da Cartilha de Integridade do Setor de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes com a presença de Marcos Rossa, coordenador técnico de compliance da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, dr. Marcelo Zenkner, advogado e consultor da Presidência da Petrobrás, Carlos Cândido de Melo, superintendente da CRU-SP com a moderançao do presidente do Selur, Marcio Matheus.

O encerramento do Seminário coube ao coordenador-executivo do Comitê de Resíduos Sólidos da ABDIB, dr. Dráusio Barreto que contou na mesa com os presidentes da ABETRE, Luiz Gonzaga Alves Pereira; João Gianesi, da ABLP; Carlos Silva, representado por Gabriel……., da Abrelpe, Márcio Matheus, do Selur e Julio Mirage, da Abrager.

15/04/2019 – ABDIB