Início » Sistema de controle de SC registra movimentação de mais de 5 milhões de toneladas de resíduos industriais

Sistema de controle de SC registra movimentação de mais de 5 milhões de toneladas de resíduos industriais

Ferramenta conta com cerca de 32.400 usuários cadastrados, muitos deles de outros estados.

O estado de Santa Catarina registrou a movimentação de mais de 5 milhões de toneladas de resíduos industriais no primeiro ano de funcionamento do Sistema MTR Online, a plataforma de controle de resíduos da Fundação para o Meio Ambiente (Fatma), desenvolvida com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

O sistema declaratório da Fatma está em operação desde junho de 2015 e funcionou em caráter voluntario até abril de 2016, quando passou a ser obrigatório para os geradores de resíduos industriais e assemelhados (resíduos comerciais e de serviços). A partir de maio de 2017 passou a ser obrigatório também parta os resíduos de serviços de saúde (RSS).

Também registra os resíduos gerados no território catarinense e destinados em outros estados, além daqueles gerados em outras localidades e destinados em Santa Catarina.

Atualmente, a ferramenta conta com cerca de 32.400 usuários cadastrados, muitos deles de outros estados. Estão cadastrados usuários de 21 estados brasileiros.