Início » Abetre apresenta à Câmara dos Deputados propostas para erradicação dos lixões no Brasil

Abetre apresenta à Câmara dos Deputados propostas para erradicação dos lixões no Brasil

Abetre apresenta à Câmara dos Deputados propostas para erradicação dos lixões no Brasil

Entre as sugestões, estão a criação de receita vinculada e a sistematização de contratos de adesão para a regionalização do serviço de disposição de resíduos domésticos.

O diretor da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Diógenes Del Bel, apresentou, no dia 20 de junho na Câmara Federal uma série de propostas para a erradicação dos lixões no Brasil.

O objetivo do encontro foi discutir alternativas para equacionar a gestão de resíduos sólidos nos municípios brasileiros, durante o seminário “A Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil e o Cumprimento da Lei 12.305/10.”

Entre as sugestões apresentadas por Del Bel, estão a criação de receita vinculada e a sistematização de contratos de adesão para a regionalização do serviço de disposição de resíduos domésticos, com a participação da União e dos Estados.

“Somente quando as prefeituras equacionarem a questão financeira, com a inclusão de receitas vinculadas e sistemas de regionalização da gestão de resíduos, é que os lixões de fato começarão a ser extintos no Brasil”, comenta Del Bel.

Veja aqui a sessão completa no vídeo: