Início » Abetre completa 21 anos de atuação no País

Abetre completa 21 anos de atuação no País

Abetre completa 21 anos de atuação no País

Entidade representa atualmente 60% do segmento de resíduos urbanos e 80% do setor de resíduos industriais.

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) acaba de completar 21 anos de atuação no País. Fundada em 1997, a entidade congrega as principais empresas especializadas em tecnologias de proteção ambiental em resíduos sólidos e efluentes líquidos, tais como disposição em aterro, coprocessamento, incineração além de outros processos físicos, químicos e biológicos de tratamento.

As unidades operacionais de suas associadas e coligadas representam cerca de 25% das plantas em operação, 60% do segmento de resíduos urbanos e 80% do segmento de resíduos industriais em relação aos serviços de destinação prestados por organizações privadas. 

Tal infraestrutura oferece diversificadas tecnologias de proteção ambiental, compreendendo disposição em aterro, coprocessamento, recuperação energética, incineração, descontaminação e recuperação de materiais, reciclagem, manufatura reversa, compostagem e outros tratamentos térmicos ou biológicos.

“Com instalações e operações devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais, todas têm sua atuação pautada pelo estrito cumprimento da legislação e pelas práticas ambientalmente mais adequadas”, comenta Luiz Gonzaga, presidente da Abetre.

A atuação entidade é feita em três pilares fundamentais. Um deles é a regulamentação, com colaborações no desenvolvimento e aprimoramento de legislação ambiental, normas técnicas e legislação tributária. Também desenvolve programas institucionais, com estudos técnicos e cooperação técnica. E, por fim, promove a divulgação institucional, com comunicação para stakeholders, participação em congressos e seminários e presença em publicações de referência.