Início » Abetre coordena painel sobre cobertura da mídia sobre resíduos sólidos

Abetre coordena painel sobre cobertura da mídia sobre resíduos sólidos

Abetre coordena painel sobre cobertura da mídia sobre resíduos sólidos

Painel da Mídia do Senalimp debateu como a imprensa pode contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “A quantidade de reportagens [sobre resíduos] ainda é pequena, mesmo tendo aumentado nos últimos anos. O jornalista sempre procura algo representativo, como uma contaminação ou um desabamento para abordar o tema. Falta atenção com o assunto”, disse o jornalista Heródoto Barbeiro.

O jornalista da Folha de S. Paulo Eduardo Geraque afirmou que nem sempre o tema resíduos sólidos tem a atenção necessária. “Assuntos como reciclagem de pneus, lâmpadas e outros produtos são muito difíceis de serem publicados na Folha. O foco é dar atenção para problemas básicos, como a falta de lixeiras e a coleta seletiva”, disse.

Já no caso da Rádio Bandeirantes, a cobertura privilegia denúncias do ouvinte, como revelou o jornalista Francisco Prado. “Temos uma central desse tipo exclusivamente dedicada ao ouvinte. É muito difícil para o jornalista conseguir uma informação exclusiva sobre resíduos sólidos. No caso de uma denúncia, temos critérios estabelecidos claros, dando o mesmo espaço para fonte e empresa investigada“, comentou.

As empresas que não cumprem a lei acabam ganhando mais espaço na mídia. “No momento que as empresas estão preocupadas com a credibilidade da imagem, passam a assumir a responsabilidade da logística reversa. Essas

marcas, geralmente, são globais e estão listadas em rankings internacionais, que influenciam nas ações do mercado internacional. Se ela não tratar corretamente o lixo, cai no ranking e nas ações”, afirmou Barbeiro.

O painel foi coordenado por Diógenes Del Bel, diretor presidente da Abetre.

Fonte: Revista Limpeza Pública (nº 86, página 32)