Início » Ausência da gestão correta de resíduos atinge metade das cidades brasileiras, avisa Jornal Nacional

Ausência da gestão correta de resíduos atinge metade das cidades brasileiras, avisa Jornal Nacional

Ausência da gestão correta de resíduos atinge metade das cidades brasileiras, avisa Jornal Nacional

Existem no País cerca de 3,3 mil prefeituras que ainda utilizam lixões para destinar os resíduos domésticos.

O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, destacou recentemente um levantamento que mostra a situação alarmante da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil.

Segundo dados das entidades que representam o setor, existem no País cerca de 3,3 mil prefeituras que ainda utilizam lixões para destinar os resíduos domésticos, e o prazo de erradicação dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) já venceu há quatro anos.

A entidade defende uma flexibilização dos prazos para que os municípios eliminem seus lixões, condicionada à elaboração dos respectivos planos municipais de resíduos e à instituição de uma fonte específica de recursos, para investimento e custeio dos serviços de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

O presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, lembra ainda que o Brasil possui tecnologia de ponta e empresas altamente capacitadas para o tratamento e destinação final de resíduos. “O setor privado de proteção ambiental em resíduos constituiu-se hoje na solução ambiental mais viável e segura economicamente para os gestores públicos no País”, aponta.

Confira a matéria na íntegra no: http://globoplay.globo.com/v/6918174