Início » Campanha do Movimento Lixo Cidadão amplia debate sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos

Campanha do Movimento Lixo Cidadão amplia debate sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos

Campanha do Movimento Lixo Cidadão amplia debate sobre a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos

Segundo o presidente da Abetre, gestão de resíduos é uma tema transversal e possui impacto direto na economia, sociedade e meio ambiente.

A campanha “Lixo: isso também é da sua conta”, lançada recentemente pelo Movimento Lixo Cidadão, é um avanço no processo de conscientização ambiental no País e amplia o debate sobre a responsabilidade de cada um na gestão correta dos resíduos sólidos no Brasil.

A afirmação é do presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes. Segundo o executivo, a gestão de resíduos é uma tema transversal e possui impacto direto na economia, sociedade e meio ambiente. “Portanto, há uma responsabilidade compartilhada entre cidadãos, empresas e poder público, no sentido de promover o desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras”, comenta.

 Dados recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que, para cada R$ 1 investido em educação básica, o retorno econômico é, em média, de R$ 9,31. “Não é à toda que muitas companhias do setor de resíduos investem em programas educativos e de conscientização ambiental das comunidades”, ressalta Fernandes.

O próprio Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), do  Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) em parceria com a PricewaterhouseCoopers (PwC), que está na segunda edição, também mostra como o investimento em conscientização e educação ambiental repercute no nível de desenvolvimento de uma região. “Ao avaliar os municípios com os melhores índices, percebe-se a forte presença de programas estruturados de conscientização ambiental na área de resíduos sólidos”, conclui.

Mais informações sobre a campanha, acesse: