Início » Campanha visa recolher agrotóxico obsoleto do produtor

Campanha visa recolher agrotóxico obsoleto do produtor

O produtor rural de São Paulo tem até terça-feira, dia 24, para declarar a posse de agrotóxicos obsoletos. “O produtor não pode ficar com esses produtos. Ele são altamente perigosos e nocivos ao meio ambiente”, diz o diretor-presidente do Instituto Nacional de Embalagens Vazias (Inpev), João Cesar M. Rando.

Os agrotóxicos com substâncias ativas hoje proibidas no País foram muito utilizados em plantações de café e algodão nas décadas passadas. A fabricação, comercialização e utilização estão proibidas por lei no Brasil desde 1985.

“Além de agredir fortemente o meio ambiente, esses produtos podem causar males à saúde”, afirma Rando.

A campanha de levantamento de agrotóxicos obsoletos foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Inpev, Andav, Ocesp/Sescoop/SP, Sistema Faesp-Senar-AR/SP e as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente.

Para fazer a sua declaração, o produtor rural deve procurar a Casa de Agricultura ou Escritório de Defesa Agropecuária, preencher e entregar o formulário de declaração até o prazo estipulado pela campanha.

Segundo Rando, já foram apresentadas 220 declarações. Após o prazo para recolhimento das declarações será calculada a quantidade de agrotóxicos obsoletos a serem recolhidos. Em uma prévia, já foram identificadas mais de 120 toneladas.

“A previsão é a de que até o fim de agosto o levantamento seja concluído. Neste ponto será organizada a retirada do produto e sua destinação adequada, que é a incineração”, diz o diretor-presidente do Inpev.

Rando afirma que a incineradora será credenciada e deve estar de acordo com as normas ambientais. “Até o fim do ano, todo o processo com os agrotóxicos obsoletos deve estar concluído”, prevê Rando.

Link: http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI6004182-EI18949,00-Campanha+visa+recolher+agrotoxico+obsoleto+do+produtor.html