Início » Encontro debate tecnologias para gestão de aterros sanitários em SP

Encontro debate tecnologias para gestão de aterros sanitários em SP

Encontro debate tecnologias para gestão de aterros sanitários em SP

Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA), por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), promoveu o workshop “A Evolução na Gestão de Aterros Sanitários: Novas Rotas Tecnológicas para a Drenagem, Monitoramento e Tratamento de Chorume”.

O evento, realizado na capital, ocorreu em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Associação Brasileira Resíduos Sólidos (ABLP) e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE).

“Estamos comprometidos para implantar na íntegra a Política Nacional dos Resíduos Sólidos em harmonia com a Política Paulista de Resíduos”, comentou na abertura da iniciativa o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro.

Sustentabilidade econômica

A ação também contou com a presença do diretor de Avaliação de Impacto Ambiental da Cetesb, Domenico Tremaroli, da diretora de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, Zuleica Maria Lisboa Peres, do presidente da ABLP, João Gianesi, e do presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga.

“Essa é uma oportunidade fundamental para discutir a sustentabilidade econômica, pois, sem ela, não avançaremos com nossas intenções e responsabilidade sociais”, salientou João Gianesi.

“Um evento como esse é realmente algo importante, seja para a academia, sociedade e empresas do nosso seguimento. Estamos prontos para seguir trabalhando em prol da evolução na gestão dos resíduos”, afirmou Luiz Gonzaga.

“Estamos dispostos a enfrentar e fazer frente a esse desafio e produzir uma solução adequada para o Estado”, destacou Domenico Tremaroli. “Não deixaremos de produzir lixo. Então, precisamos avançar com as nossas metas estabelecidas”, enfatizou Zuleica Maria Lisboa Peres.

Temas

O encontro teve apresentações sobre temas como “Panorama dos aterros sanitários licenciados no Estado” e “Tecnologias consolidadas e o estado da arte em tratamento de chorume”, entre outros. No período da manhã, os painéis foram conduzidos pelo coordenador-executivo do CIRS, José Valverde Filho. A atividade da tarde teve mediação da gerente da Divisão de Logística Reversa da Cetesb, Lie Helena Demange, com a participação do presidente da ABETRE, Luiz Gonzaga.

Fonte:

https://sbtinterior.com/noticia/encontro-debate-tecnologias-para-gestao-de-aterros-sanitarios-em-sp,5625847714184.html