Início » Fatma registra movimentação de 3,3 milhões de lâmpadas descartadas no estado de Santa Catarina

Fatma registra movimentação de 3,3 milhões de lâmpadas descartadas no estado de Santa Catarina

Fatma registra movimentação de 3,3 milhões de lâmpadas descartadas no estado de Santa Catarina

Obrigatória para as empresas da região e para as companhias que levam seus resíduos para tratamento em Santa Catarina, a plataforma da instituição funciona há pouco mais de ano.

O estado de Santa Catarina registrou a movimentação de cerca de 3,3 milhões de lâmpadas descartadas corretamente por indústrias, empresas e estabelecimentos comerciais da região nos últimos 12 meses.

O controle das autoridades catarinenses só foi possível graças ao sistema de monitoramento digital do estado, , implantado pela Fundação para o Meio Ambiente (Fatma) com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Obrigatória para as empresas da região e para as companhias que levam seus resíduos para tratamento em Santa Catarina, a plataforma da Fatma funciona há pouco mais de ano e, nesse período, foram registradas a movimentação de mais de 5 milhões de toneladas.

De acordo com Odilon Amado, diretor regional da Abetre no Sul, a ferramenta unifica o modelo de declaração das empresas catarinenses geradoras de resíduos, antes feito de maneira isolada e sem um critério único. “O sistema garante segurança ao gerador com relação à destinação correta dos resíduos, já que permite a rastreabilidade de toda cadeia”, diz Amado.