Início » Fepam vai implantar ferramenta de controle da movimentação de resíduos

Fepam vai implantar ferramenta de controle da movimentação de resíduos

Fepam vai implantar ferramenta de controle da movimentação de resíduos

Com o sistema online, o gerador do resíduo vai emitir o documento pela internet sem pagamento de taxas.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam) l firmou acordo de cooperação com a Fundação para o Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) para implantação do sistema eletrônico de controle da movimentação dos resíduos industriais no estado gaúcho.

Com o novo sistema, o órgão ambiental poderá acompanhar em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do Estado.

Atualmente, para a circulação dos resíduos, é obrigatória a emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) que é gerado em papel.  Com o sistema online, o gerador do resíduo vai emitir o documento pela internet sem pagamento de taxas. 

A estimativa é de que o sistema seja disponibilizado aos usuários, em caráter experimental, dentro de quatro meses. A partir de sua implantação as empresas que realizam estas atividades deverão se cadastrar no site da Fepam.

A Fepam criou um grupo de trabalho para adequar os procedimentos e implantar o novo sistema.