Início » INEA inicia fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos

INEA inicia fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos

INEA inicia fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos

Com o novo sistema, autoridades cariocas poderão acompanhar em tempo real de todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado

O Instituto Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA-RJ) deu início à fase piloto do novo Sistema de Manifesto de Resíduos Industriais (Sistema MTR), que está sendo implantado na região neste ano.

Com o novo sistema, as autoridades cariocas poderão acompanhar em tempo real de todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte e o tratamento e disposição final, mesmo quando a origem ou destino dos rejeitos for fora do Rio de Janeiro.

A ferramenta prevê ainda que toda a movimentação de resíduos sólidos no estado deve, obrigatoriamente, ser acompanhada do Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR). Bastará a empresa geradora acessar o site do instituto e fazer a declaração.

A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação entre o INEA e a Fundação para o Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que já opera o sistema com sucesso há dois anos, com o apoio técnico da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

Para viabilizar esses projetos, a equipe técnica da Abetre tem participado de diversas reuniões com os órgãos ambientais de cada estado e com as entidades de classe do setor industrial e de resíduos.