Rua Helena, 170 - conj. 23/ 24 - Vila Olímpia - 04552-050 - São Paulo - SP
(11) 5081-5351 ou (11) 5081-7951

Luiz Gonzaga é o novo presidente executivo da Abetre

Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes

Created with Sketch.

Executivo assume com a missão de colaborar para a consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e para a erradicação definitiva dos lixões.

Depois de atuar como executivo, por mais de 20 anos, em empresas como a Essencis, a LOGA e a Vega, referências na área de proteção ambiental em resíduos sólidos, Luiz Gonzaga assume a presidência executiva da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) com a missão de consolidar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e ampliar o mercado de gestão e tratamento de resíduos industriais e efluentes no País.

Segundo Luiz Gonzaga, embora a matéria tenha sido um marco em termos de legislação, o País ainda carece de investimentos, fiscalização e regulação adequada para o seu efetivo cumprimento. “O principal desafio é a adoção de medidas de equilíbrio financeiro para a gestão correta dos resíduos domiciliares e a consequente erradicação dos lixões”, comenta.

“Como a limpeza pública é o serviço que mais pesa no orçamento municipal, ficando atrás apenas do custo com a folha de pagamento, é necessário que o poder público adote medidas que contemplem a sustentabilidade financeira da prestação contínua desses serviços essenciais, como, por exemplo, criação de receita vinculada e de sistemas próprios de arrecadação”, acrescenta.

Um das alternativas propostas pela Abetre na área de limpeza pública é a sistematização de contratos de adesão para a regionalização do serviço de disposição de resíduos domésticos.