No YouTube da Fiesp, treinamento gratuito sobre o MTR Sinir

Fiesp – 27/01/2021

Mais de 6 mil pessoas já assistiram gratuitamente a capacitação para o preenchimento da licença obrigatória em todo o território nacional desde janeiro deste ano

A Fiesp, promoveu, em 20/1, treinamento sobre o novo Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, ferramenta on-line, autodeclaratória, emitida pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir), que passou a ser obrigatório em todo o território nacional. A licença se tornou compulsória a partir de janeiro deste ano, após a publicação da Portaria MMA nº 280/2020 do Ministério de Meio Ambiente, e o módulo integrado do Sistema Estadual de Gerenciamento On-line de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo (Sigor-MTR). O treinamento on-line se deu no YouTube da Fiesp.

Realizado em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), o encontro on-line contou com a participação de diretores da Fiesp, representantes de sindicatos e associações, empresários, cooperativas, empresas de coleta e tratamento de resíduos, entre outros. Mais de 6 mil pessoas já assistiram ao treinamento no canal da Fiesp, do YouTube.

João Luiz Potenza, assistente executivo da presidência da Cetesb, esclareceu a parceria firmada com a Abetre para disponibilizar a ferramenta no estado de São Paulo e sua integração com o Sinir. Ele esclareceu que até o momento já estão com 9 mil empresas cadastradas e 20 mil MTRs emitidos, reforçou a importância da ferramenta e que o objetivo da Cetesb é que ocorra futuramente a migração de outros formulários, como a Declaração Anual de Resíduos, para o Sigor/MTR.

O presidente Abetre, Luis Gonzaga, destacou que a ferramenta é nova, de abrangência nacional, sem custos para os usuários, mas se encontra ainda em fase de adaptação e que as melhorias serão inseridas em razão dos eventos em que a Abetre, responsável pela implementação da ferramenta, está participando.

Diógenes Del Bel, assessor da presidência da Abetre, apresentou de forma bem detalhada quais são as obrigações dos geradores, transportadores e destinadores e, em especial, os procedimentos para aqueles geradores que não conseguiram entrar no Sistema por dificuldades operacionais neste período e esclarecer as dúvidas mais frequentes. Na sequência, foram respondidas, pelos demais especialistas da Abetre e da Cetesb, as dúvidas surgidas.

Tanto a Abetre quanto a Cetesb disponibilizaram seus canais para que as dúvidas sejam encaminhadas diretamente:

ABETRE – falecomaabetre@abetre.org.br

CETESB – SIGOR -MTR: cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr/