Início » Publicações

Publicações

Estudo sobre os Aspectos Econômicos e Financeiros da Implantação e Operação de Aterros Sanitários

Este estudo, desenvolvido pela ABETRE e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), traz subsídios para que profissionais, pesquisadores e demais interessados pela área de resíduos sólidos formem uma visão correta dos custos envolvidos nas várias etapas de engenharia de um aterro sanitário. Partindo da realidade dos custos incorridos em todas as etapas da vida do empreendimento, utiliza técnicas de engenharia econômica e de análise de projetos de investimento para calcular o preço médio de equilíbrio que assegure a viabilidade do empreendimento, com retorno mínimo atrativo para o acionista.
ABETRE desenvolveu uma modelagem para aterros típicos, hipotéticos, segundo premissas de engenharia, e orçou-os com base em referências práticas do setor e custos unitários de publicações especializadas. A FGV aplicou então técnicas de engenharia econômica e de análise de projetos de investimento para calcular o preço médio de equilíbrio que assegurasse a viabilidade dos empreendimentos. Considerou-se três portes de aterro: pequeno porte (100 t/dia), médio porte (800 t/dia) e grande porte (2.000 t/dia), e um ciclo de vida de 42 anos: 2 para implantação, 20 de operação e mais 20 de monitoramento.
Embora os preços médios de equilíbrio sejam o principal resultado do estudo, não devem ser tomados isoladamente ou como determinísticos. São uma modelagem que deve ser adaptada caso a caso. O mais importante é entender que em qualquer plano ou orçamento para disposição de resíduos em aterros sanitários deve-se levar em conta todas as etapas do ciclo de vida.

O “Perfil do Setor” é um estudo elaborado pela ABETRE, com dados levantados, consistidos e tabulados pela PricewaterhouseCoopers e tem por objeto exclusivamente as empresas privadas especializadas em tratamento de resíduos. O estudo está fundamentado por um amplo levantamento de dados junto às principais empresas do setor e complementado por estimativas e informações, organizadas pela própria ABETRE, baseadas no conhecimento prático dos profissionais e empresários do setor.

Conhecer as reais dimensões da geração de resíduos sólidos no Brasil tem sido uma preocupação sempre presente entre os prossissionais da área de meio ambiente, seja para fins de planejamento empresarial na iniciativa privada, para planejar recursos e ações nos órgãos governamentais ou como informações entre a comunidade de ciência e tecnologia. Visando contribuir para o melhor conhecimento do problema, a ABETRE contratou a Fundação Getúlio Vargas para desenvolver um estudo detalhado do assunto, com o objetivo final de estimar a quantidade de resíduos industriais geradas anualmente no país.

Estudo elaborado pela PricewaterhouseCoopers.

O “Perfil do Setor de Tratamento de Resíduos” é um trabalho de natureza quantitativa, elaborado pela ABETRE com base em amplo levantamento de dados de mercado realizado pela PricewaterhouseCoopers.

A abrangência dos dados e a metodologia estão detalhadas no texto, mas vale ressaltar que as quantidades nele apresentadas referem-se a resíduos para destinação externa. Portanto, não incluem nem os resíduos que têm destinação interna nas empresas, nem os resíduos industriais destinados em aterros públicos. Não há dados regionais, apenas totais do país.

Esta é a última edição disponível, com dados de 2004 a 2012, e mapeamento das unidades atualizado em 2013.