Início » Sartori lança plataforma de controle de resíduos no estado do RS

Sartori lança plataforma de controle de resíduos no estado do RS

Sartori lança plataforma de controle de resíduos no estado do RS

Iniciativa prevê que toda a movimentação de resíduos sólidos no estado deve, obrigatoriamente, ser acompanhada do Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR).

O Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, lança, nesta segunda-feira (11), a plataforma de controle de resíduos industriais no estado gaúcho. O evento de lançamento será no Negrinho do Patoreio, Palácio Piratini, em Porto Alegre, às 11h. Trata-se de um sistema declaratório digital que passa a ser obrigatório para todas as empresas geradoras de resíduos.

A ferramenta, implantada na FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler) e cedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), permite o monitoramento em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado gaúcho, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual.

A iniciativa prevê ainda que toda a movimentação de resíduos sólidos no estado deve, obrigatoriamente, ser acompanhada do Manifesto de Transporte de Resíduos e Rejeitos (MTR). Basta a empresa geradora acessar o site do órgão ambiental, cadastrar-se e emitir os manifestos.

Fonte: Jornal Bom Dia – 11/12/2017