Início » Entidade apresenta sistema de controle de resíduos ao IBAMA

Entidade apresenta sistema de controle de resíduos ao IBAMA

Entidade apresenta sistema de controle de resíduos ao IBAMA

Intenção da Abetre é replicar a plataforma catarinense em todo o território nacional.

Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) receberam, no dia 23 de novembro, o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes, e os diretores da entidade Diógenes Del Bel e Odilon Amado, para conhecer o sistema eletrônico de controle de resíduos industriais utilizado há pouco mais de um ano em Santa Catarina.

A intenção da Abetre é replicar a plataforma catarinense em todo o território nacional. Atualmente, o MTR eletrônico, desenvolvido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio técnico da Abetre, está em fase final de teste nos estado do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Alagoas, além de negociações avançadas com o governo do Amazonas.

A ferramenta permite aos órgãos ambientais acompanhar em tempo real todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual.